+55 11 3090-5574

FAQ

Saiba mais sobre pesquisa , respondemos suas duvidas sobre como participar de remunerada, regras critérios e muito mais.


Índice

  1. O que a Aponto Pesquisa faz?
  2. Quem pode participar de pesquisa?
  3. Qual é o perfil necessário?
  4. Quantas pesquisas posso participar?
  5. O que é ABEP?
  6. Porque pedem meu RG e CPF?
  7. Respondi uma pesquisa de rua, posso participar de outras pesquisa?
  8. Quanto posso ganhar participando de pesquisa?
  9. Como posso saber se minha participação foi registrada na ABEP?
  10. O que são áreas vetadas?



O que a Aponto Pesquisa faz?

A Aponto Pesquisa de mercado é especialista em recrutar consumidores e encaminha-los às pesquisas remuneradas adequadas ao seu perfil.

Nosso objetivo é estreitar os elos entre as duas partes, fazendo com que o consumidor colabore acerca das tendências e inovações. Por outro lado, a empresa colha o feedback do seu consumidor, podendo assim se antecipar as tendências do mercado.

Quem pode participar de pesquisa?

Praticamente todas as pessoas podem participar, porem existem algumas regras que devem ser observadas, são elas:

Os consumidores não podem trabalhar, estudar ou ter conhecimento aprofundado sobre o tema que será abordado na pesquisa. Isso o colocaria em um patamar diferente dos outros consumidores.

Não podem ser “partidários” de nenhuma marca, ou seja, podem preferir uma, mas não devem rejeitar nenhuma, pois isso os tornariam parciais em suas opiniões a ponto de influenciar os outros colaboradores da pesquisa.

Não podem participar com amigos e familiares, quando a pesquisa é qualitativa, pois entende-se que as conversas com o moderador podem sofrer interferência ou não serem totalmente honestas, devido a “necessidade de aprovação” ou de se mostrar solidário a opinião do amigo ou familiar.

Por fim, o principal, é que o consumidor esteja dentro dos critérios de seleção, sendo assim quanto mais adequado ao perfil, mais fidedigna será o resultado do estudo.

Qual é o perfil necessário?

Para participar não existe perfil ideal, pois entendemos que existem serviços e produtos desenvolvidos para todas as classes, sexo, idades e formações. Portanto o seu perfil é o perfil ideal para uma empresa, desde que seja consumidor de sua marca ou da marca concorrente.

Quantas pesquisas posso participar?

Isso vai depender do tipo de pesquisa e da exigência da empresa que realizará o estudo.

Levando-se em consideração que a maioria dos institutos que realizam pesquisas qualitativas são filiados a ABEP, em geral é uma participação a cada 12 meses, porem existem estudos que não fazem essa exigência, e o único critério é que o consumidor se enquadre no perfil de frequência de consumo e preferência pela marca.

O que é ABEP?

A ABEP (Associação Brasileira de Empresas de Pesquisas) desenvolveu o sistema CRQ que é hoje uma ferramenta indispensável para garantir a qualidade do recrutamento. Baseado em um cadastro nacional, com mais de 1 milhão e 300 mil registros de respondentes de pesquisa qualitativa, seu principal objetivo é evitar o participante frequente.

Por isso quando notificamos que iremos consultar, caso o consumidor já tenha participado de pesquisa registrada na ABEP, isso ficara disponível para visualização, bem como, numero de consultas que foram feitas, atrasos, faltas, assunto e data em que o consumidor participou. #FicaDica .

Porque pedem meu RG e CPF?

Esses dados são fundamentais para que os institutos possam verificar as participações do consumidor em pesquisas registradas na ABEP. Na maioria dos casos quando não há acesso a esses dados o consumidor não recebe convites para participar.


Para que você saiba mais sobre pesquisa e critérios da Abep pergunte por e-mail atendimento@apontopesquisa.com.br

Respondi uma pesquisa de rua, posso participar de outras pesquisa?

Sim, geralmente as pesquisas em que os consumidores são abordados na rua não são registradas na ABEP, pois em muitos casos são pesquisas quantitativas, ou para apurar estatística, por exemplo, pesquisa eleitoral.

Quanto posso ganhar participando de pesquisa?

Primeiramente precisamos esclarecer que responder pesquisa não pode ser encarado como profissão, pois existem limitações quanto ao numero de participações e critérios para ser recrutado. Mesmo assim você pode sim ter um ganho, uma “ajuda de custo” que varia entra R$60,00 e R$300,00 dependendo do estudo.

O valor é definido pelo perfil de complexidade do estudo, por exemplo:
Tempo de locomoção; Duração da pesquisa; Perfil de consumo do consumidor entre outros .

Como posso saber se minha participação foi registrada na ABEP?

Infelizmente o consumidor não tem acesso as informações, pois as consultas e registro de pesquisas são pagos, e limitam-se somente à empresas afiliadas ao sistema CRQ.

Portanto somente a empresa de recrutamento pode informar se a pesquisa irá incluir sua participação na ABEP, por isso aconselhamos a cadastrar-se em poucas empresas e com recrutadores de confiança.

O que são áreas vetadas?

Áreas vetadas são segmentos que possuem algum vínculo, acadêmico ou profissional com metodologia de pesquisa, para que você saiba mais sobre pesquisa, segue exemplos de áreas vetadas:

Marketing, publicidade, jornalismo, comunicação social e similares, são consideradas áreas que conhecem mesmo que superficialmente metodologia de pesquisa.
Os institutos acreditam que de alguma forma isso pode alterar ou manipular resultados de estudos.

Porem ainda assim existem algumas pesquisas exclusivas em que se precisa recrutar pessoas desses segmentos, portanto pode se cadastra, mas saiba que só participarão de pesquisa desenvolvidas especificamente para seu segmento.

Todas as pesquisas especificam as áreas vetadas do estudo, por exemplo, em pesquisa sobre bebida donos e funcionários de bares, restaurantes, distribuidoras, indústria serão, vetados. Portanto eles participarão de pesquisas de outro segmento, que não, os que eles tenham vínculos acadêmicos ou profissionais.