Quais são, e como são aplicadas as regras em recrutamento
Como em todos os segmentos, o de recrutamento para pesquisa de mercado também possui regras, que devem ser seguidas, pois a aplicação dessas regras são fiscalizadas e monitoradas.
Os órgãos que publicaram e monitoram a aplicação do código de ética em pesquisa de mercado são: ICC/ESOMAR e ABEP.
A ESOMAR (Sociedade Europeia para Pesquisa de Opinião e Mercado) publicou o primeiro código de praticas em pesquisa em 1948. Da mesma forma outras entidades como a Câmara Internacional de Comércio (ICC), que representa a comunidade internacional de marketing também elaborou seu próprio código, porem em 1976, a ESOMAR e a ICC decidiram que seria preferível ter um mesmo código internacional, e no ano seguinte publicaram o primeiro código em conjunto.
O Código Internacional em Pesquisa é neutro em relação a tecnologias e aplica-se plenamente em pesquisas online e em todas formas de coleta de dados.
Essas regras para recrutamento foram traduzidas e adaptadas com base nas leis Brasileiras, pela ABEP (Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa).
Veja o código na integra aqui: Norma ABEP para pesquisa de mercado, opinião e mídia
As regras para recrutamento tem intuito de definir diretrizes de honestidade, responsabilidade profissional e transparência na condução da pesquisa de mercado. Por isso a ABEP, que é a responsável pelo CRQ ( controle de qualidade do recrutamento), criou um guia “ código de conduta ” , que norteia todas as empresas de recrutamento.
A aponto Pesquisa segue as regras para recrutamento conforme o código. Também possui métodos próprios de verificação e controle de qualidade interno para complementar a qualidade se seus serviços prestados.
Veja as regras segundo a ABEP aqui: Regras do Recrutamento